Cuidados com a pele neste verão

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Fonte: saudenainternet.com.br 
Ahhh o verão. Calor demaisssssssss e muitas queimaduras, sim sim. 
Q-u-e-i-m-a-d-u-r-a-s
Como proteger a pele? 
"A exposição da pele ao sol causa o envelhecimento e promove rugas e manchas. A única forma de prevenir é usando o bloqueador solar”, orienta o dermatologista dr. Lincoln Fabrício. Cada cor de pele requer um fator de proteção solar."
Veja algumas verdades e mitos, achei interessante:

- Comer chocolate provoca espinhas.Mito. Segundo o dermatologista, existem pessoas consideradas “chocólatras” que nunca tiveram espinhas. O surgimento delas depende da oleosidade da pele de cada um. Não significa que o chocolate faça mal. A pessoa deve notar na dieta alimentar que segue, as alterações na pele e buscar orientação médica. O que o especialista recomenda é que determinados alimentos sejam evitados. Por exemplo: amendoim e carne de porco geram oleosidade na pele, o que pode provocar espinhas. Existem outros fatores que contribuem para o surgimento de espinhas, como o estresse, a falta de atividade física e alimentação inadequada.
- Tomar laxante limpa a pele.(essa é tensa! nunca tinha ouvido falar) Mito. O laxante limpa o intestino, daí a impressão de estar proporcionando a limpeza da pele também.
- Pomadas eliminam espinhas e acnes. Mito. A acne é uma doença crônica. Algumas pomadas têm a função de secar a lesão e têm efeito antiinflamatório, mas a espinha continua a aparecer. A acne é dividida em cinco graus e cada pele exige um produto personalizado, o que não é o caso dos cosméticos que são generalizados.
- Bloqueador e protetor solar manipulados são mais eficientes.Verdade. Os cosméticos dificilmente têm uma linha terapêutica, por isso um tratamento não pode ser feito com eles.  Já os dermatológicos possuem ação terapêutica, trazendo maiores benefícios para a pele. Existem alguns protetores indicados para evitar a oleosidade, mas no caso da acne, não são suficientemente fortes para resolver o problema.
- O autobronzeador não faz mal à pele.Verdade. O autobronzeador com protetor solar é mais indicado, já o óleo bronzeador aumenta a suscetibilidade da pele, por isso pode ser prejudicial. Com o autobronzeador ocorre uma reação do creme com a camada superficial da pele, produzindo um coloramento, sem prejudicar a pele. Bom lembrar que o protetor precisa ser reaplicado regularmente, independente da cor de pele da pessoa. Quer dizer que pessoas negras precisam usar também protetor solar regularmente. 


Você sabia? 
O couro cabeludo também precisa ser protegido!!! Por isso, pode-se utilizar chapéus de praia, bonés, e para os cabelos um creme específico para praia, para os raios não danificarem os fios. 

Após pegar sol, quando já estamos em casa após um bom banho, pode-se passar um hidratante pós-sol. 
ATENÇÃO: tudo que serve para o rosto serve para o corpo, porém nada que passamos no corpo serve para o rosto. O rosto precisa de produtos específicos, hidratante facial, etc. 

O bom mesmo é evitar um câncer de pele, pois depois não vai dar mais pra voltar no tempo.....


0 comentários:

Siga-me