Cuidados pós-maquiagem

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Após usar e abusar da maquiagem para qualquer ocasião, esquecemos de que as etapas não acabaram. É como usar de algo e depois jogar fora sem tomar cuidados...por isso, precisamos fazer uma retirada e limpeza da maquiagem que acumula no rosto. Principalmente quando chegamos de uma "balada", barzinhos e afins... 
Mas pra que?!
                Segundo Fabiana Pietro, dermatologista e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o que acontece é que a pele perde hidratação por conta dos agentes externos, como cigarro, bebidas alcoólicas e ar-condicionado. "Eles liberam radicais livres que deixam a pele opaca. O melhor a fazer é beber muita água durante a festa e também no dia seguinte. O álcool potencializa o efeito de desidratação", afirma. 
                   Para Valéria Marcondes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cigarro e o álcool estão entre os principais vilões. "O cigarro amarela a pele e diminui a nutrição celular. Já o álcool dilata os vasos e potencializa as olheiras, as microvarizes na região dos olhos que podem pigmentar a pele. A maquiagem também ajuda, entupindo os poros. E o ar-condicionado resseca a pele"
                 O oftalmologista Hilton Medeiros acrescenta que, usar a maquiagem de outra pessoa é abrir a porta para a entrada de agentes causadores de irritações e até mesmo conjuntivites. "Se for preciso retocar a maquiagem durante a festa, carregue a sua própria na bolsa", aconselha.



       Depois dessas dicas e sabendo que a maquiagem obstrui os póros e principalmente sendo um perigo quando utilizamos a maquiagem de uma amiga nossa, precisamos de uma limpeza eficaz.
        Algumas mulheres utilizam um bom demaquilante, outras passam um sabonete facial dermatológico para  limpar a maquiagem. 
        O mais indicado para peles oleosas são os demaquilantes líquidos oil-free. Já os mais leitosos são aconselhados para as pessoas com pele seca. Os demaquilantes bifásicos são muito bons, pois retiram tanto as impurezas do grupo das oleosas - com moléculas de óleo e água - quanto as hidrossolúveis, mais indicado para as peles normais. Dê preferência aos removedores que não possuam álcool” aconselha a dermatologista Denise Steiner, Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
        Há no mercado os salvadores lenços demaquilantes, que são práticos e ótimos para quem não quer demorar nessa fase importante de retirada 
da make. (imagem ao lado)
Se sua pele for oleosa, é preciso tomar cuidado com a limpeza. Utiliza um demaquilante líquido, sem ser ao leite, aplique o tonico facial, e em seguida um produto hidratante para peles oleosas. 
       Deve-se também, demaquilar bem a área dos olhos, com produtos próprios para eles. Para evitar irritação e outros problemas. 


Depois de tomar estes cuidados pode-se então dormir bem, afinal, uma pele que descansa acorda muito melhor. E o mais importante: sem aquele lápis preto todo borrado de quem não retira maquiagem para dormir e que fica muito mais chato de tirar depois.



Eu adoro um sabonete da suavié, que utilizo quando quero limpar a pele, inclusive retiro muitas vezes a maquiagem com ele. A um tempo atrás uma dermatologista o receitou para mim. Ele é ótimo para peles oleosas também, e minha pele é oleosa na zona T do rosto. A seguir vou deixar a imagem dele: 


Até mulheres!

0 comentários:

Siga-me