História do Hidratante Corporal

domingo, 1 de novembro de 2009

O século XX foi importante para o desenvolvimento tecnológico e científico da beleza. Descobertas de substâncias e tratamentos deixaram a mulher mais próxima da perfeição e, a cada dia, surgiam  descobertas. Os primeiros experimentos deram origem ao creme Pond´s, nos Estados Unidos. Em 1860 foi lançado o Crème Simon, inventado por Joseph Simon, que foi amplamente usado contra o frio até a Segunda Guerra Mundial.

Um farmacêutico parisiense fabricava ungüentos de receitas transmitidas de pai para filho. Uma de suas clientes, Harriet Hubbard Ayer, comprou a fórmula e a levou para os Estados Unidos, onde foi registrada como Baume de Beauté de Madame Récamier. Na seqüência, Eau de Perles (Água de Pérolas) para limpar as mãos, os sais Sels Poignants Aromatisès Contre le Mauvais Air e o Crème de Rose Aux Limaçons Pour le Teint surgiram.

Em 1904, Guerlain lançou Secret de Bonne Femme, que não contém princípios ativos, mas tem consistência de chantily e até hoje é muito usado na Europa. Em 1902, os italianos lançaram a pomada Diadermine, que suaviza as mãos das donas de casa. Em 1911, o farmacêutico alemão Paul Beiersdorff acrescentou óleo na composição e o destinou às mulheres ricas e sofisticadas, o creme Nívea. Em Tóquio surgiu a Shiseido com lançamento de cremes energizantes e amaciantes.

Depois da Primeira Guerra, nomes como Helena Rubistein e Elizabeth Arden chegaram ao mercado para atender a sede feminina de cuidados com a beleza. A primeira ofereceu cosméticos personalizados a suas clientes, determinando o tipo de pele de cada uma delas. Ela também foi responsável pelo conceito de regime imposto às mulheres. Já Arden, abriu o primeiro salão de beleza de luxo.

Outra mulher importante na época foi Nadia Payot, uma dermatologista imigrada em Nova York, que criou a ginástica facial. Ao mesmo tempo, a cirurgia plástica se disseminava pelo mundo. Em Paris, Payot inaugurou um instituto de beleza, atendia clientes famosas em seu consultório e logo depois lançou a Lotion Bleue, a Patê Grise.

Em 1947, foi lançado o Crème Iodocellite e, em 49, foi lançado um creme especial para os seios. Ambos foram desenvolvidos por Jeanne Gatineau, que abriu uma escola para ensinar seus conhecimentos sobre cosméticos. Em 1954 foi lançada a Clarins, que trouxe ao mercado o primeiro creme para combater olheiras.

Estèe Lauder inaugurou em 1946 o Beauty Salon de Miami, especial para loiras platinadas. Lá, vendia cremes e foi a primeira a tocar nas clientes para ensiná-las a usar cremes e maquiagens, inaugurando o talk and touch. Enquanto isso, as Lauder Girls percorriam os Estados Unidos para vender seus produtos.

 Lauder também criou o marketing em cosméticos e passou a ser copiada. Em 1953, mais uma vez Helena Rubinstein foi ao auge ao trazer termos científicos aos cosméticos. Em 1956, levou um elemento ativo biológico para seus cremes, com o composto GAM, que conservava os tecidos.

 A partir daí, todo cosmético seria regenerador e teria a ciência moderna em suas fórmulas. Isso deu início a uma verdadeira corrida por desenvolvimento de tecnologias. Surgiu o colágeno como princípio ativo e começaram as linhas antienvelhecimento.

Em 1968, Christian Dior uniu a moda e a beleza ao lançar uma linha de maquiagens e de tratamento, a Hydra Dior. Dois anos depois, Chanel lançou uma coleção de beleza com maquiagens e um regenerador chamado Crème Nº 1 FRE. Em 1983, o mercado passou a trabalhar com lipossomas, que são microcápsulas que penetram na pele e previnem o envelhecimento. O feito foi lançado por Lancôme, com o Niosôme, e pelo Capture, da Dior.

Em 1991, Jacques Curtin lançou os cosméticos antipoluição, que viraram mania. Logo depois, Avon e La Prairie lançaram peelings à base de ácidos de frutas e logo em seguida, entrou em moda a vitamina C e o retinol.
Os cosméticos começaram a tratar rugas e a manter o contorno fácil na década de 90. Agora é esperar para saber o que os tempos modernos vão fazer pela sua beleza.

Fontes: esteticacursos.com.br
            cristianaarcangeli.terra.com.br

3 comentários:

Oh My God Blog disse...

Adorei seu post :)

Sabe qual creme é barato, bom, e super fácil de achar?
Dá uma olhadinha aqui: http://blogohmygod.blogspot.com.br/2013/02/surpresa-no-mercado-suavity-naturals.html

Beijo!

Anônimo disse...

mulberry outlet uk Overseen by the Care Quality Commission this is needed to fulfil legal and ethical responsibility across the health and social care sector where mandatory training in first aid, manual handling, infection control and health and safety are compulsory. mulberry bags

Flávio Freitas disse...

Nossa muito bom esse artigo. Como as mulheres sempre tiveram papel importante na ciência. Pena que é pouco falado.

Siga-me