Função de cada Chá

terça-feira, 15 de setembro de 2009


Depois dessa onda de chás, veremos mais um pouco sobre suas funções. Antes vou mostrar a "nova sensação" do momento: o chá vermelho. 

Chá Vermelho:  Da mesma família do Chá Verde e do Chá Branco, o novo produto é originário da planta Camellia sinensis e apresenta benefícios como redução de lipídios, colesterol, gordura localizada e auxilia no combate ao envelhecimento precoce.

Abacateiro: Uma das plantas de uso mais antigo para as doenças da bexiga, rins e fígado. Diurético, auxiliar na diminuição das taxas de ácido úrico.
Abutua: Possui propriedades diuréticas. Atua em caso de irritação das vias urinárias e em menstruações difíceis e acompanhadas de dor.
Alcachofra: Estimula a produção e secreção da bile, estimula a secreção de sucos gástricos, agindo favoravelmente na digestão. Auxiliar na redução da taxa de uréia e do colesterol.
Alcaçus: Expectorante e emoliente. Empregado em afecções das vias respiratórias, traqueobronquites e suas manifestações . Exerce ação calmante, diurética, laxativa e antipasmódica.
Boldo do Chile: Estimula a produção e a secreção da bile. Estimula a secreção salivar e do suco gástrico, indicado, portanto, nos casos de hipoacidez e dispepsias.
Cabreúva: Nas afecções respiratórias com calmante e expectorante.
Cajueiro: Reduz sensivelmente o açúcar no sangue. È considerado tônico nas fraquezas e convalescenças. Externamente em banhos, alivia o cansaço dos pés, a frieiras e atenua os inchaços das pernas.
Canela preta: Carminativa. Estimulante do apetite. Diurética.
Carqueja: Nas prisões de ventre. Contra males do estômago como azia e má digestão.
Catuaba: Tônico e estimulante do sistema nervoso. Nos estados de convalescença, na dificuldade de raciocínio e como afrodisíaco.
Eucaliptus: Balsâmico e expectorante. Usado em bronquites e laringites. Possui ação antisséptica.
Guaco: Expectorante, balsâmico e peitoral. Nas tosses rebeldes, bronquites e rouquidão.
Guaraná: Constitui-se em um poderoso estimulante, tendente a facilitar o esforço mental e muscular. Diminui a fadiga motora e psíquica, proporciona sensação de conforto e bem estar. Recupera o organismo e favorece a atividade intelectual.
Erva Cidreira ou Melissa: Calmante das crises nervosas, melancolia, depressão.Auxilia a digestão, elimina gases e atenua enjôos.
Hortelã: Digestivo e carminativo na má digestão. Colagogo. Calmante, nas insônias.
Jasmin Arabicum: Diurético. Estimulante.
Limão Bravo: nas tosses rebeldes, bronquites e doenças pulmonares.
Losna: Atenua o desenvolvimento de gases no estômago e no intestino. É também, vermífugo e febrífugo.
Macela: Ação na má digestão, diarréia, cólica abdominal e azia. Calmante. Externamente, age como antiinflamatório e antisséptico.
Malvas: Ação calmante. No tratamento de problemas respiratórios como tosse, catarro e bronquite, Sob a forma de banhos e cataplasmas em contusões.
Maracujá: Sedativo e tranqüilizante. Nos casos de insônia, estresse, ansiedade e perturbações da menopausa.
Marapuama: Nos estados de esgotamento e depressão nervosa. Afrodisíaco.
Mastruço ou Mentruz: Balsâmico e expectorante. Nas tosses, bronquites e asma.
Picão: Age sobre o fígado e a bexiga, beneficiando a função hepática e restabelecendo a diurese normal. Na forma de gargarejos nas inflamações da boca e da garganta.
Pejo: Nos casos de acidez e ardor no estômago. Contra enjôo e diarréia.
Quebra-pedra: Exerce ação diurética. Auxilia a eliminar cálculos renais.
Salsaparrilha: Possui propriedade diurética e depurativa. Indicado nos casos de artrite, reumatismo e gota.
Sálvia: Nos esgotamentos físico e mental. Contra cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Combate as dores de cabeça e o enjôo.
Samambaia: Sudorífico e peitoral, indicado nos resfriados, gripes, tosses e bronquites, no tratamento do reumatismo.
Sassafraz ou canela sassafraz: Nas dores artríticas, afecções reumáticas e gotosas. Suforífico.
Urtiga: Atua internamente ou topicamente em casos de reumatismo e artrite. Externamente nas feridas e úlceras da boca e da garganta.


Depois dessa lista toda vamos entender umas coisas
Posso tomar cápsula no lugar do chá? Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.
Qual o jeito certo de preparar? Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
Dá para deixar o chá verde mais gostoso? Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo...
Tem alguma contra-indicação? Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.


Fontes: lufrancesa, escoladeeducacaoalimentar ..

0 comentários:

Siga-me