Você tem Angina?!?!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

"angina de peito ou angor pectoris é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigénio (isquemia) ao músculo cardíaco; geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração). As doenças nas artérias coronárias, principal causa de angina, são devidas a aterosclerose nas artérias cardíacas (coronárias). O termo deriva do grego ankhon("estrangular") e do latim pectus ("peito"), e pode, portanto, ser traduzido como 'um estrangulamento do peito'." 

A dor no peito é um indício de que algo no corpo não está bem. Pode ser sinal de um desconforto conhecido como angina de peito, ou angor pectoris, causado pela redução de circulação do sangue no coração e que provoca o baixo abastecimento de oxigênio (isquemia) ao músculo cardíaco.

Esse desconforto é uma espécie de aviso do organismo de que as artérias coronárias (vasos sanguíneos do coração) estão estreitas ou até parcialmente obstruídas. O indivíduo sente uma pressão, peso, aperto, ardor, ou sensação de choque no centro do peito, mas também pode surgir nas costas, pescoço, queixo ou ombros e vai aos poucos espalhando-se pelos braços. A dor dura entre 1 a 5 minutos e, dentre outros sinais, pode ocorrer sensação de gases no estômago, falta de ar e palidez.

Os fatores de risco para o surgimento da angina são: histórico familiar de problemas cardíacos; tabagismo; diabetes; colesterol alto; hipertensão; obesidade e sedentarimso. Pesquisas relacionaram os pacientes que sofrem desse distúrbio também a baixos níveis dos antioxidantes, ômega-3, vitamina E, vitamina C e beta caroteno.

Mas atenção: 
Não confunda a angina com o ataque cardíaco. O infarto causa dano ou lesão no músculo do coração, ao contrário da angina, que funciona como um “sinal de alerta” do risco de um ataque cardíaco. Não é fácil diferenciar uma da outra, por isso qualquer desconfiança ou presença de sintoma procure orientação médica.

A prevenção e o tratamento exigem hábitos ligados à vida saudável e alimentação adequada, são eles:

• Condicionamento físico diário;
• Evitar refeições pesadas;
• Repousar após se alimentar;
• Evitar exercícios físicos sobrecarregados após as refeições;
• Diminuir o nível de colesterol (se estiver alto) e evitar a ingestão de alimentos com alto teor de gorduras saturadas.

+ Fontes: 

- + Matéria por Dionisio Alexandrini Neto - Jornalista – Caloriasinteligentes.com.br
- Site: www.lincx.com.br;
- Livro: Alimentos – O Melhor Remédio para a Boa Saúde (Jean Carper), Editora Campus.

- www.caloriasinteligentes.com.br

1 comentários:

mel disse...

Acho interessante,sobretudo a indicação de cheak up,principalmente aqueles que tem histórico de cardiopatias na família ou conduta de risco(sedentarismo, má alimentação, fumo..)Hoje, com maior divulgação da Síndrome do Pânico,muitos médicos deixam de fazer o diagnóstico diferencial de outras doenças, tais como a angina,por descuido.Episódios de pânico causam grande desconfortos físicos,mas estes tem que ser averiguados e investigados clinicamente, pois assim, evita-se não só o uso de medicação inadequada(tais como ansiolíticos e antidepressivos) ,como tb pode até se salvar uma vida,já que o não tratamento adequado e há tempo da angina, pode levar à morte.Não sejamos Descartes, nem tanto o corpo, nem tanto a alma(ou mente, razão),é preciso uma escuta atenciosa e paciente, pois um detalhe, agregado aos exames complementares fazem toda a diferença.
Bjs!

Siga-me