Opiniões sobre Twitter...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatosEncontrei esta reportagem:

‘Não confie no Twitter’, diz principal crítico da web 2.0

Inglês Andrew Keen participa de debate na Bienal do Rio nesta sexta (11).
Escritor fala ao G1 sobre pirataria, conteúdo livre e pede dicas aos leitores.
Amauri Stamboroski Jr - Do G1, em São Paulo 
Foto: Divulgação

O escritor Andrew Keen. (Foto: Divulgação)

“Eu não acho que as pessoas deveriam usar o Twitter como fonte de notícias. Recentemente eu escrevi de brincadeira no Twitter que a Microsoft havia comprado o Twitter, e de repente todo mundo estava falando da suposta venda”. Grande usuário do serviço de microblogging, o jornalista e escritor inglês Andrew Keen não poupa nem a febre mais recente do mundo on-line de suas críticas.

Autor do livro “O culto ao amador”, Keen é um dos críticos mais ferozes da chamada web 2.0 – ou seja, dos sites que se baseiam em conteúdos gerados pelos usuários. Sua tese principal é de que a “democratização” da internet estaria minando a qualidade da informação disponível na rede, substituindo produtos culturais (notícias, filmes, músicas) de alta qualidade por conteúdo “pobre” criado pelos usuários comuns.

“Nunca disse que não deveríamos usar a internet – eu a uso como qualquer um. O Twitter é uma forma pública do e-mail, é uma boa maneira de ‘pensar em voz alta’, mas não publicaria nada com alguma seriedade ali”, explica o escritor em entrevista por telefone ao 
G1. Keen está no Rio de Janeiro, e participa de um debate às 17h desta sexta-feira (11) na Bienal do Livro." (Fonte: www.globo.com)

Já em outra fonte, da Abril, diz que empresas particulares podem usar o Twitter à seu favor:

"Diversos casos de sucesso são narrados no site Twitter 101 (http://business.twitter.com/twitter101), como os da Dell e da Pepsi. A empresa também publica um manual de boas práticas corporativas. É possível fazer o download dos slides para fazer uma apresentação (em inglês). Veja a seguir algumas dicas para usar bem o Twitter na sua empresa:
Pense no Twitter como um lugar para construir relacionamentos"

Diz que deve pensar, ao invés de transmitir informação, ela pode ser uma forma de construir relacionamento, "escutando" os comentários sobre a empresa ou produtos dela, oferecendo serviços ao consumidor usando um tom amigável.  E ainda da uma dica: "Quando fizer promoções no Twitter, use cupons únicos com código, de forma que você pode saber quantas pessoas aderiram à promoção baseados no Twitter."

Interessante, mas acho que tudo isso só serve para mostrar que as coisas podem ser bem aproveitadas ou não. Tudo na Internet é relativo. 

1 comentários:

Vinicius Colares disse...

Só tem um motivo, para o Twitter fazer tanto sucesso ao meu ver, o povo gosta de ler pouco e escrever pouco!
no meu caso, ainda não descobrir utilidade nesse troço!

Siga-me